Modelos Matemáticos para Otimização do Tráfego Urbano Semaforizado
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2013.014.03.0359Resumo
Apresentam-se dois modelos matemáticos de otimização os quais, considerandoos dados do trânsito da região que se pretende otimizar, possibilitam fornecertempos de verde que visam minimizar o tempo de percurso veicular. Tambémsão apresentados os resultados computacionais obtidos com a investigação dessesmodelos em um estudo realizado na região central da cidade de Passo Fundo, RS.Os resultados apontam para uma melhora signicativa no uxo veicular, dandorespaldo a um possível emprego destes modelos em situação real.
Palavras-chave. Trânsito, Otimização Combinatória,Programação Semafórica.
Referências
Referências
F.R. Barao, M. Kripka, R.M.L. Kripka, Modelagem Matematica para Coleta Seletiva no Municipio de Passo Fundo - RS, "Meta-heuristicas em Pesquisa Operacional"(H.S. Lopes and L.C.A. Rodrigues and M.T.A. Steiner, eds.), pp. 237-252, Omnipax, Curitiba, 2013.
Brasil, Manual de semáforos, 2. Ed, Brasília, Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), 1984.
Chile, Manual de señalización de tránsito. Disponível em: <http://www.subtrans.cl/ subtrans/ documentos/ senalizacion.html>. Acesso em: 1 out, 2011.
A. F. Gobbo, "Proposta de aplicação do sistema de inferência Neuro-Fuzzi pra otimização de trâfego", Dissertação Mestrado, CEFET, Curitiba, PR, 2005.
S. Kirkpatrick, C.D.Gelatt, M.P. Vecchi, Optimization by simulated annealing, Science, 220, No. 4598 (1983), 671-680.
M. Kripka, Discrete optimization of trusses by simulated annealing, Journal of the brazilian society of mechanical sciences and engineering, 26, No. 2 (2004), 170-173.
R.M.L. Kripka, M. Kripka, M.C. Silva, Formulação para o problema de alocação de salas de aula com minimização de deslocamentos. "XLIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional", Ubatuba, SP. Anais do XLIII SBPO, 2011.
M. Lacortt, "Modelagem matemática para otimização do tráfego urbano semaforizado", Dissertação Mestrado, Universidade de Passo Fundo -UPF, Passo Fundo, RS, 2011.
C. M. V. Lima, "Otimização de trânsito:Uma abordagem utilizando algoritmos genéticos", 2005. Disponível em: < http://www.cin.ufpe.br/ tg/2005-1/cmvl.doc>. Acesso em: 20 maio 2011.
MAPS, "Mapa da cidade de Passo Fundo". Google MAPS. Disponível em:<http://maps.google.com.br/>. Acesso em: 20 out 2011.
N. Metropolis et al, Equation of State Calculations by Fast Computing Machines,The Journal of Chemical Physics, 21, No. 6 (1953), 10871092.
J.C. Piai, S.G. de Cervantes, Um modelo para tráfego urbano e suas otimizações, "XVIII Congresso Brasileiro de Automática", Bonito-MS. Anais..., 2010.
D.I. Robertson, Research on Transyt ans Scoot methods of signal coordination, ITE Journal, em (CD ROM) ITE Digital Library, 1997, (1986), 36-40.
L. Vilanova, "SIRI: Um novo simulador para redes de semáforo", 2005. Disponível em: . Acesso em: 10 mar 2011.
P. C. M. Silva "Elementos do sistema de tráfego". 2001 Disponível em: <http://www.unb.br/ft/enc/ pagdisc/engtraf/ apostilas/APOSTILA1.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2011.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.