Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação consiste em três etapas, a saber:

1. Análise preliminar dos editores para verificar: adequação às instruções gerais definidas pela política editorial; quanto ao foco e escopo do periódico, a relevância e contribuição do texto e análise de similaridade em todos os documentos submetidos através da plataforma Turnitin. Pesquisas que envolvam animais e humanos devem acrescentar os certificados de comitês de ética emitidos por sua instituição de pesquisa no processo de submissão. Em caso de dúvida sobre a documentação apresentada o periódico poderá recusar o artigo. O artigo que não seguir os critérios será devolvido aos autores para correções, quantas vezes for necessário. Caso os trabalhos sejam inadequados ou estejam em desacordo com as normas do periódico, poderão ser rejeitados com base na avaliação, caso contrário serão enviados para avaliação por pares.

2. Encaminhamento para os revisores: O artigo que estiver em conformidade com as normas será submetido à avaliação de mérito e método científico por pelo menos dois revisores ad hoc de instituições distintas da de seu(s) autor(es), selecionados pelos editores entre especialistas na área, de qualquer parte do mundo. Em sintonia com as práticas da ciência aberta, o periódico oferece a autores e revisores opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário sobre conformidade com a ciência aberta. Em caso de publicação das avaliações que fundamentaram a decisão de publicação do artigo, elas poderão ser editadas pelo corpo editorial do periódico. Os revisores tem seis semanas para recomendar através do portal da TCAM uma dentre as opções:

  •  Aceite
  •  Revisão necessária
  •  Rejeição

O editor, após análise do parecer, encaminha a decisão ao(s) autor(es). No caso do parecer ser Revisão necessária, o artigo retorna ao(s) autor(es) para correção, modificação, adequação e ou justificativa as considerações dos revisores. O manuscrito revisado deve ser submetido no portal da TCAM pelo mesmo autor que enviou o manuscrito original. A versão revisada de um artigo deverá ser reenviada acompanhada de uma carta de apresentação explicando cada alteração solicitada pelos revisors. As sugestões que não forem aceitas deverão ser devidamente justificadas. As alterações devem ser claramente destacadas no texto. Recomenda-se cuidado a fim de manter em sigilo a identidade do(s) autor(es). O artigo revisado e a carta de apresentação são avaliados inicialmente pelo Editor, que os encaminharão aos revisores quando solicitado. Em caso de rejeição do artigo por um dos dois revisores, o Editor decidirá se o enviará para avaliação de um terceiro revisor. O Editor é responsável pela decisão final quanto à aceitação ou rejeição dos artigos.

3. O artigo corrigido é novamente enviado aos revisores para nova análise. Após aprovação, o artigo é encaminhado para editoração. A prova final dos artigos é enviada ao autor correspondente em PDF para aprovação final. O autor dispõe de um prazo de 72 horas para correção e devolução do original devidamente revisado, se necessário. Se não houver retorno da prova em 72 horas, o Editor Chefe considera como final a versão sem alterações, e não são mais permitidas maiores modificações. Apenas pequenas modificações, como correções de ortografia e verificação das ilustrações, são aceitas. Modificações extensas implicam a reapreciação pelos revisores e atraso na publicação do artigo.