Magnificação e Linearidade Local: Novas Tecnologias no Ensino de Conceito de Derivada
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2002.03.02.0101Resumo
Apresentamos uma proposta alternativa para a abordagem inicial do conceito de derivada, que está sendo testada pelos autores numa pesquisa atualmente em andamento com alunos no primeiro curso de cálculo e professores de matemática do ensino médio em cursos de aperfeiçoamento. Esta proposta se baseia na formulação teórica desenvolvida por David Tall, onde a derivada é apresentada a partir da noção de local straightness, com a visualização de gráficos de funções no computador.Referências
[1] M. Artigue, Analysis, em “Advanced Mathematical Thinking” (D.O. Tall, ed.), pp. 167-198, Kluwer, Dordrecht, 1991.
A.D. Barnard e D. Tall, Congnitive units, connections, and mathematical proof, em “Proceedings of the 21st: Annual Conference for the Psichology of Mathematics Education” (E. Pehkonen, ed.), vol. 2, pp. 41-48, ICME, 1997.
W. Bianchini e A.R. Santos, “Aprendendo Cálculo com Maple”, IM/UFRJ, Rio de Janeiro, 2000.
B. Cornu, Limits, em “Advanced Mathematical Thinking” (D.O. Tall, ed.), pp. 153-166, Kluwer, Dordrecht, 1991.
V. Giraldo e L.M. Carvalho, Funções e novas tecnologias: algumas perguntas, em “Anais do III Seminário: A Pesquisa em Educação Matemática no Rio de Janeiro”, Vol. 1, pp. 24-29, SBEM/RJ, 2000.
E.M. Gray e D. Pitta, Changing Emily’s images, Mathematics Teaching, 161 (1997), 38-51.
D. Hughes-Hallet et al, “Cálculo e Aplicações”, Edgard Bl¨ucher, São Paulo, 1999.
M. Hunter, J.D. Monaghan e T. Roper, The effect of computer algebra use on students’ algebraic thinking, em “Working Papers for ESCR Algebra Seminar” (R. Sutherland, ed.), pp. 1-20, London University, Institute of Education, 1993.
A. Sierpinska, A., Humanities Students and Epistemological Obstacles Related to Limits, Educational Studies in Mathematics, 18, No. 4 (1987), 371-387.
D.O. Tall, Concept images, generic organizers, computers & curriculum change, For the Learning of Mathematics, 9, No. 3 (1989), 37-42.
D.O. Tall, Intuition and rigour: the role of visualization in the calculus, MAA Notes, 9 (1991), 105-119.
D.O. Tall, Biological brain, mathematical mind & computational computers, em “ATCM Conference”, pp. 1-18, ATCM, 2000.
D.O. Tall, Cognitive development in advanced mathematics using technology, Mathematics Education Research Journal, 12, No.3 (2000), 210-230.
D.O. Tall e S. Vinner, Concept image and concept definition in mathematics, with special reference to limits and continuity, Educational Studies in Mathematics, 12 (1981), 151-169.
S. Vinner, The Role of Definitions in the Teaching and Learning of Mathematics, em “Advanced Mathematical Thinking” (D.O. Tall, ed.), pp. 65-81, Kluwer, Dordrecht, 1991.
S. Vinner, Concept definition, concept image and the notion of function, The International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 14 (1983), 293-305.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.