Termodinâmica Estendida de Fluidos Viscosos com Condução de Calor
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2006.07.02.0381Resumo
Termodinâmica estendida é uma teoria fenomenológica com o objetivo principal de determinar os campos de deformação, temperatura, tensão e fluxo de calor. As equações da termodinâmica estendida consistem das leis usuais de conservação de massa, momento e energia e um conjunto de equações de balanço adicionais, e tem sido aplicadas para a formulação de termodinâmica estendida de fluidos [1],[6] bem como sólidos viscoelásticos. Aqui será formulada uma teoria similar para fluido viscoso com condução de calor. Propagação de ondas em gases ideais tem sido analisada.Referências
[1] G.M. Kremer, Extended thermodynamics of molecular ideal gases, Continuum Mech. Thermodyn., 1 (1989), 3-20.
I-Shih Liu, Method of Lagrange multipliers for exploitation of the entropy principle, Arch. Rational Mech. Anal., 46 (1972), 131-148.
I-Shih Liu, “Continuum Mechanics”, Springer-Verlag Berlin Heidelberg New York (2002).
I-Shih Liu, G.M. Kremer, Hyperbolic System of Field Equations for Viscous Fluids, Mat. Aplic. Comp., 9 (1990), 123-135.
I-Shih Liu, I. M¨uller, Extended thermodynamics of classical and degenerate gases, Arch. Rational Mech. Anal., 83 (1983), 285-332.
I. M¨uller, T. Ruggeri, “Rational Extended Thermodynamics”, Second Edition, Springer-Verlag New York (1998).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.