Bifurcações em Redes Hamiltonianas Acopladas e o Problema dos Três Corpos
DOI:
https://doi.org/10.5540/tcam.2024.025.e01571Palavras-chave:
sistemas hamiltonianos, células acopladas, bifurcação de equilíbrio, subespaço de sincroniaResumo
O formalismo de células acopladas é um jeito sistemático de representar e estudar equações diferenciais acopladas não-lineares usando grafos direcionados. Vericamos que apenas digrafos acoplados bidirecionalmente podem representar sistemas hamiltonianos. Apresentamos resultados recentes em redes de sistemas hamiltonianos acoplados linearizados com uma discussão do teorema de Hopf hamiltoniano neste contexto. Mostramos que o autoespaço numa bifurcação de codimensão um de um equilíbrio síncrono de uma rede regular hamiltoniana pode ser expresso em termos dos autoespaços da matriz de adjacência do digrafo associado. Exibimos uma versão do teorema do centro de Lyapunov para esse tipo de rede e sua conexão com o Problema Restrito dos Três Corpos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Trends in Computational and Applied Mathematics
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.