Algoritmo GVNS Híbrido Aplicado ao Problema das p-Medianas Capacitado
DOI:
https://doi.org/10.5540/tcam.2021.022.03.00453Palavras-chave:
Problema das p-Medianas Capacitado, General Variable Neighbourhood Search, GRASP, metaheurísticasResumo
O Problema das p-Medianas Capacitado (PMPC) consiste em localizar p depósitos em uma rede composta por n clientes e decidir qual depósito atenderá cada cliente, a fim de minimizar a soma de todas as distâncias de cada depósito para cada cliente, sujeito à restrições de capacidade do cluster. Neste trabalho, quatro variações da metaheurística General Variable Neighbourhood Search (GVNS) são implementadas para resolver o PMPC: GVNS com busca local Random Variable Neighbourhood Descent (G-RVND), GVNS com busca local Variable Neighborhood Descent (G-VND), GVNS com a solução inicial gerada durante a fase de construção do método Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP) e busca local RVND (GG-RVND) e GVNS com a solução inicial gerada durante a fase de construção do método GRASP e busca local VND (GG-VND). Os resultados foram comparados com os melhores resultados da literatura e mostram que a variação GG-VND é, em parte, superior aos melhores resultados da literatura.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados no periódico Trends in Computational and Applied Mathematics mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.