MÉTODO DA PROCURA EM REDE MELHORADO: UMA PROPOSTA PARA A ESTIMAÇÃO DOS PARÂMETROS DO MODELO DE RAKHMATOV E VRUDHULA
DOI:
https://doi.org/10.5540/tema.2013.014.03.0463Abstract
Neste artigo é apresentada a proposição de um novo método de estimação de parâmetros denominado Método da Procura em Rede Melhorado, que é uma extensão do método Procura em Rede Modificado para o cálculo dos parâmetros empíricos do modelo de Rakhmatov e Vrudhula utilizado na literatura para a predição do tempo de vida de baterias de dispositivos móveis. O novo método foi avaliado considerando a seguinte metodologia, inicialmente os parâmetros empíricos foram estimados considerando os métodos de estimação de parâmetros Procura em Rede Melhorado, Procura em Rede Modificado e Mínimos Quadrados, bem como os dados experimentais obtidos a partir de uma plataforma de testes, considerando uma bateria de Lhition-íon, modelo BL-5F, usada no celular Nokia 95. Em um segundo momento, o modelo de Rakhmatov e Vrudhula foi validado para cada conjunto de parâmetros obtidos, e os dados simulados a partir do modelo foram comparado com outro conjunto de dados experimentais obtidos da plataforma, e por fim foi realizada uma análise comparativa entre os resultados obtidos. A partir dos resultados das simulações verificou-se que com a aplicação do novo método ao problema de estimação de parâmetros, associado aomodelo de Rakhmatov e Vrudhula, foi possível obter uma implementação fácil e intuitiva, melhorar os resultados obtidos na acurácia do modelo, bem como preservar o tempo de execução.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
Authors of articles published in the journal Trends in Computational and Applied Mathematics retain the copyright of their work. The journal uses Creative Commons Attribution (CC-BY) in published articles. The authors grant the TCAM journal the right to first publish the article.
Intellectual Property and Terms of Use
The content of the articles is the exclusive responsibility of the authors. The journal uses Creative Commons Attribution (CC-BY) in published articles. This license allows published articles to be reused without permission for any purpose as long as the original work is correctly cited.
The journal encourages Authors to self-archive their accepted manuscripts, publishing them on personal blogs, institutional repositories, and social media, as long as the full citation is included in the journal's website version.